Este blog tem como objetivo editar minhas atividades realizadas no curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Programa de Formação Continuada em Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h

Cursita: Misma de Camargo
Tutora: Vanja
Turma 2 vespertino
Unidade: 2 Internet, hipertexto e hipermídia
Campo Grande, 23 de setembro de 2009



Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto )
Trabalhar com hipertexto é entrar em mundo dinâmico e cheio de informações. É adquirir conhecimento e conhecimentos.
Achei muito importante essa parte que relaciona o trabalho com hipertexto :
“O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.” ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto )
Isso confirma o que eu disse, aprendemos mais e através de diversas fontes. É um recurso muito útil para a nossa aprendizagem. Sentimos nossos conhecimentos ampliarem de forma rápida. Achei esse trecho interessante:
« Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura. » (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto )

Percebi que houve uma evolução muito grande na transmissão de conhecimentos através de hipertextos e muito interessante é essa menção a uma enciclopédia, como exemplo clássico de hipertexto, e, as anotações de Leonardo da Vinci e a Bíblia como exemplo de hipertextos tradicionais.
Para o meu trabalho esse recurso tem sido indispensável porque tem me esclarecido dúvidas e ampliado assim meus conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário