Cursita: Misma de Camargo
Tutora: Vanja
Turma 2 vespertino
Unidade: 4 Currículo, projetos e tecnologias
Campo Grande, 10 de dezembro de 2009
PLANO DE AULA REELABORADO
Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Série: 8º e 9°s Anos
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Produção de Texto
Tipo de mídia: Câmera fotográfica, computadores e data show
Justificativa:
O presente projeto tem por objetivo principal promover pesquisa dos significados de palavras e produção de texto a partir de frases elaboradas com palavras antes, desconhecidas. Os alunos deverão compreender que o uso da tecnologia é necessária para que o trabalho seja mais interessante, preciso e a memorização de palavras e significados sejam feitas com mais rapidez. Perceberão que há o despertar da curiosidade diante de palavras desconhecidas e também da criatividade na elaboração de frases e narrativas. Isso torna os conhecimentos mais significativos. Aguçar a curiosidade diante do desconhecido é um meio usado para atingir a aprendizagem.
Objetivos
- Ampliar o vocabulário;
- Elaborar frases imaginando apenas o significado;
- Identificar possíveis erros ao imaginar significados;
- Adequar palavras de acordo com o significado nas frases produzidas;
- Produzir uma narrativa a partir das frases elaboradas.
- Fazer uso de recursos tecnológicos disponíveis na escola para elaboração e apresentação.
Desenvolvimento
A princípio, escolherão palavras que desconhecem no dicionário e escreverão essas palavras no word. Em seguida escreverão frases com as palavras, imaginando o seu significado. Pesquisarão na internet o significado das palavras e tudo o que diz respeito a ela. Farão a correção das frases pelo significado correto. Ainda no word procurarão criar uma narrativa usando e ampliando as frases já escritas. Fotografarão e farão gravação dos mais diversos sons e imagens que poderão ser usadas como ilustração. Passarão sua história para o power point, colocando imagens, fotografias, sons e os mais diversos recursos encontrados. Será marcado um dia para fazerem as apresentações através do data show. A apresentação se estenderá aos demais alunos que não participaram dos trabalhos e estes após as apresentações poderão dar sugestão para melhoria e ampliação do trabalho.
Avaliação
Será avaliado o desempenho, interesse, participação e apresentação dos trabalhos.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário