Cursista: Misma de Camargo
Tutora: Vanja Maria Prates de Abreu
Turma: 02 vespertino
Unidade: Unidade 1.5 – Conhecendo uma experiência
Campo Grande, 29 de agosto de 2009
FICHAMENTO
Programa : Portal do Professor
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html)
Sugestão de aula: Gibi- diversão e aprendizado
Autor Autor Grace Luciana Pereira
SAO PAULO - SP
Universidade de São Paulo
Áreas do conhecimento : Língua Portuguesa – língua escrita: prática de produção de texto
Descrição : Atividade realizada em 08 aulas, com o objetivo de criar textos que relacione imagem e diálogo de forma criativa e lúdica; unir duas expressões: a literária e a artística; aprender a criar histórias com o portador textual: quadrinhos; apropriar-se da escrita formal; ilustrar os textos através de ferramentas tecnológicas; desenvolver uma história que conjugue texto e imagem através de um software.
Aulas fragmentadas em momentos de exposição, leitura de texto, discussão, pesquisas, análise, trocas de email, socialização entre os alunos, entrevista, visita a uma editora e uso da sala de tecnologia.
Idéias relevantes observadas na sugestão acima para posterior referência :
1Organização de um espaço na sala de aula com um acervo de gibis para consulta – indução do aluno à leitura e pesquisa;
2 Utilização da internet para enriquecer a pesquisa – união do útil ao agradável ;
3 Organização de trabalho em duplas e socialização das descobertas – a dupla produtiva estimulará o aprendizado em conjunto;
4Escolha da temática através de apresentação de várias idéias criativas – a liberdade de escolha leva o aluno a um trabalho agradável;
5 Verificação de que os elementos,ou seja, a relação entre símbolo e mensagem estejam claros aos alunos, através de jogos – o lúdico sempre prende mais a atenção do aluno;
6Construção de um banco de imagens para uso dos alunos – isso é essencial;
7Entrevista a um profissional de histórias em quadrinhos por email ou uma pequena video conferência através de site de conversa instantânea ;
8Visita a uma editora para conhecer o processo de elaboração do gibi;
o encontro com profissionais sempre trará mais seriedade, entusiasmo, responsabilidade e mais conhecimentos ao aluno;
9) Concurso para a elaboração da capa do gibi - produz aperfeiçoamento ao trabalho
10) Fazer o lançamento do gibi com a participação dos pais – é importante trazer a família para junto da escola.
12 -Avaliação
Ocorre através da relação do avanço de cada aluno com a elaboração do projeto em termos: - Escrita - Criatividade - Trabalho em grupo - Relação texto- imagem
Achei bastante interessante o envolvimento do aluno com esse trabalho, mas achei a série de atividades muito extensa para apenas oito aulas.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário