Este blog tem como objetivo editar minhas atividades realizadas no curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Programa de Formação Continuada em Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h

Cursitas: Misma de Camargo
Tutora: Vanja
Turma 4 vespertino
Unidade: 2 Internet, Hipertexto e Hipermídia
Campo Grande, 24 de setembro de 2009




É bastante interessante navegar e trabalhar com hipertextos. É percorrer mil caminhos ao mesmo tempo, cheio de surpresas, tesouros perdidos, escondidos ou não. Se porém não focarmos um objetivo poderemos sair frustrados por termos nos perdidos e não conseguirmos chegar a lugar algum após horas e horas. Conhecimentos sobre conhecimentos se acumulam e se não tomarmos cuidado e nem tempo para organizá-los só ficarão acumulados em prateleiras empoeiradas e sem uso. É necessário irmos direto ao nosso objetivo sem rodeios e muitas vezes procurar não aguçar muito a curiosidade em links que não venham enriquecer nosso trabalho ou informações, aquelas que não precisamos no momento. Cada minuto nos é precioso e precisamos terminar qualquer pesquisa em tempo hábil. Se não colocarmos um parâmetro em nossas pesquisas ficamos diante de muitas informações horas e horas sem conseguirmos encontrar o que estamos procurando ou encontramos muito pouco em muitas horas, o que pode tornar o trabalho muito cansativo e moroso por não dispormos de muito tempo .
Tive facilidade em navegar. Percorri vários caminhos e ampliei meus conhecimentos.
Abri alguns links, dentre os quais “hiperlinks”, “links”, “hipermídia”, “Escritório do futuro”, “microfilme”e imagens. Encontrei muitas coisas que desconhecia.
É bem dinâmico e útil esse recurso e nos viabiliza conteúdos interdisciplinares. Para quem ensina, seja qual for a forma de ensino, é indispensável porque nos traz atualizações, curiosidades, diversidades de informações e conceituações e podemos, dentre muitas, escolher a que mais convém no momento, visando o público, a mensagem, etc. O ensino, então, torna-se mais atrativo, tanto para quem recebe como para quem oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário