Este blog tem como objetivo editar minhas atividades realizadas no curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Atividade 2.7 Registro Digital da Experiência

Cursitas: Misma de Camargo
Tutora: Vanja
Turma 2 vespertino
Unidade: Internet, hipertexto e hipermídia
Campo Grande, 06 de outubro de 2009.






Atividade realizada em dupla com a cursista Maria José de Camargo - Turma 4
Objetivos
1.Analisar os significados que os alunos conseguiram identificar, através da leitura do texto;
2.Avaliar as dificuldades encontradas ao montar os hiperlinks;
3.Avaliar as imagens encontradas para essa atividade.

Tema: Prosa : CRISE CONJUGAL DE UMA QUÍMICA - Any Bernstein (Professora associada da Fundação CECIERJ)

Os alunos poderão trabalhar o texto seguindo as orientações abaixo:
1.Formar duplas para a realização desta atividade na sala de tecnologia;
2.Ler atentamente o texto e selecionar palavras técnicas desconhecidas;
3.Montar hiperlinks com cada palavra desconhecida, linkando ao seu respectivo conceito ou imagens;
4.Os hiperlinks são feitos da seguinte forma: selecione a palavra e clique no botão direito do mouse;
5.Abrirá uma caixa, onde o aluno poderá localizar o local a ser linkado a cada palavra (fazer um a um), ou seja, ao conceito ou imagem dessa;
6.Após linkar as palavras, navegar pelos links construídos, clicando com o mouse sobre a palavra selecionada e apertar a tecla ctrl – em seguida aparecerá uma indicação (uma mãozinha);

7.Clicar na mãozinha indicativa, que leva ao conceito ou imagem da palavra.
TEXTO ESCOLHIDO: CRISE CONJUGAL DE UMA QUÍMICA
Any Bernstein (Professora associada da Fundação CECIERJ)
Radio hidrogênio, 2,2 dimetil xileno de 2008
Meu futuro ex-marido Fulereno
Quando te vi pela primeira vez, senti um estrôncio e meus elétrons entraram em órbita! Naquela época, você não tinha prata no cabelo nem um cobre no bolso! Fui tomada de enxofre por uma forte atração que até agora não sei se era do tipo eletrostática ou eletromagnética! Você me convidou pra dançar e, quando nossos íons com cargas opostas se aproximaram, a Lei de Coulomb se fez sentir!
Passamos a compartilhar nossos elétrons, alinhar nossos spins e iniciamos um relacionamento cério. Parecia que nossa ligação eletricamente neutra seria um enlace covalente duradouro e resistente. Uma verdadeira ligação peptídica entre mim e você! A estrutura primária de nossas proteínas ligava aminoácidos amigos e parentes ao nosso redor.
Passado urânio, sinto uma transição eletrônica e confesso que nosso orbital molecular não é mais o mesmo. Creio que nosso amor está carburando e estamos à margem de uma reação irreversível de dupla troca, caso não equilibremos nossos coeficientes. Você está reagindo de modo estanho depois que saiu do emprego e passou a vender créditos de carbono!... Você passa o tempo olhando para o telúrio e no silício da noite está inerte aos meus encantos. Mudou do time dos metais, que se ligava aos halogênios e calcogênios, e se bandeou para o lado dos metais de transição. Soube ainda que você está frequentando os gases nobres, que não interagem com ninguém.
Vamos expor nosso filho ao odor de gás sulfídrico liberado pela redução das pontes de enxofre!
Estou uma pilha de rádio! Vamos acabar brigando pelo ouro metálico, pelo faqueiro de liga metálica e pelas taças de silicato de titânio! Não quero saturar o ambiente e precipitar sais ácidos na nossa relação, pois creio que devemos buscar uma reação de adição, e não de substituição!!!
Proponho fazermos uma grande diluição dos problemas e partir para soluções com bases fortes!
De sua ex-futura mulher
Lantânia
Resultado e conclusão -O trabalho foi desenvolvido satisfatoriamente, sendo os objetivos atingidos. Os alunos conseguiram identificar as palavras técnicas desconhecidas e linkar ao seu conceito. Foi possível construir os hiperlinks de acordo com o roteiro da atividade e sem muitas dificuldades. Observamos também que embora o uso da internet esteja muito difundido entre os alunos, alguns ainda encontram dificuldades com o conhecimento das funções básicas de informática.



Bibliografia
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/cultura/prosaepoesia/0232.html

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