Este blog tem como objetivo editar minhas atividades realizadas no curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Atividade 7B Conceitos, currículo e TIC

Cursita: Misma de Camargo
Tutora: Vanja
Turma 2 vespertino
Unidade: Currículo, projetos e tecnologias
Campo Grande, 11 de dezembro de 2009




Ter apenas acesso à tecnologia de informação e comunicação não é inserir-se na sociedade da informação, mas o saber utilizá-la para buscar e selecionar informações que tornem possível a resolução de problemas do dia a dia e a compreensão do mundo, para transformá-lo.
É necessário que aqueles que estejam envolvidos no processo de ensino e aprendizagem aprimorem cada vez mais sua prática no uso das tecnologias.
Vejo, também, o currículo como sendo uma seleção de objetivos para aprendizagem, revistos constantemente, para possível remanejamento, que resultam em experiências apropriadas e têm efeitos avaliáveis.
O currículo deverá sofrer alterações, de acordo com a necessidade, e, à medida em que ocorrem as mudanças ou as transformações na sociedade.
Se houver a integração entre currículo e tecnologias haverá também mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.
Essa integração acontece quando através da tecnologia o professor além de ensinar, passa a aprender. O aluno passa de passivo a ativo e começa a produzir conhecimento para a transformação da realidade, havendo assim parceria entre professor e aluno.

"A sala de aula passa a ser um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias."
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo1
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC-SP
Maria Elisabette Brisola Brito Prado – UNICAMP e UNIBAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário