Este blog tem como objetivo editar minhas atividades realizadas no curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Programa de Formação Continuada em Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h

Cursitas: Misma de Camargo
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma 2 vespertino
Unidade: 1 Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Campo Grande, 31 de agosto de 2009.



Projeto Formiga na janela
Autor: Professor André Tomé de Assis
.Escola Estadual Doutor Abílio – Formiga MG
Conteúdos curriculares envolvidos:Língua Portuguesa – Geografia – pesquisa, exposição e aquisição de conhecimentos do Brasil e dos demais países que falam a língua portuguesa
Objetivo: Fazer intercâmbio de informações com países que falam a língua portuguesa, colocando a escola em uma janela para o mundo por meio da Internet.
Número de alunos:De acordo com André Tomé, o Formiga na Janela começou a ser desenvolvido no ano passado com o Seminário de Estudos sobre o Brasil, voltado para os alunos das 6ª e 7ª séries.Este ano, o projeto foi ampliado para todas as 40 turmas da escola Abílio Machado. Durante o projeto piloto, o intercâmbio de informações aconteceu em escala regional e foi desenvolvido com a Escola Estadual Sara Kubitschek de Betim. Agora, pretende sair do nível nacional para entender o internacional. Querem colocar a escola em uma janela para o mundo, por meio da Internet. Pretendem fazer um intercâmbio para troca de informações com escolas de países que falam português, disponibilizando os trabalhos apresentados pelos alunos na Internet. Escolas de diferentes países e de pontos extremos do território brasileiro como Rio Grande do Sul e Amazônia já foram convidadas para participar e viabilizarem o intercâmbio. No projeto piloto, os alunos fizeram pesquisas sobre diferentes temas, abordando questões referentes ao Brasil como comidas típicas, dança, música. Para apresentação dos trabalhos, houve diferentes atividades como mesas-redondas, vídeo conferência, apresentações artísticas, filmes, músicas e lanche típico das regiões brasileiras. Os projetos são expostos para a comunidade.
Análise – Achei o projeto muitíssimo interessante para desenvolvimento do aluno no que se relaciona a linguagem oral e escrita e também para valorização da cultura brasileira e aquisição de conhecimentos pelas pesquisas, exposição de trabalhos através de mesa redonda, vídeo conferência e outras apresentações culturais,intercâmbios através da internet,que lhes trarão conhecimentos de países que também falam a nossa língua, o que é maravilhoso para o seu desenvolvimento, enquanto aluno.
É um projeto bastante extenso que envolve muitas turmas. Já houve alguns resultados e a primeira experiência em escala regional foi bem sucedida,mas nem por isso deveria deixar de conter a duração do projeto para percebermos maiores efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário